Brasil para Todos

Eae Galera! Aqui quem fala é o Lucas e o André. Estamos Exibindo o "Brasil no Sangue", é um blog que pretende exibir novos conteúdos, todas as novidades sobre o Brasil, um País Que esta evoluindo e crescendo não só na Economicamente, mas em Beleza. Todas as semanas vocês podem ver e conferir novas mensagens, novidades e tudo sobre um "mundo" chamado Brasil.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Especies exóticas e perigosas!

Pesquisadores do Instituto de Botânica (IB) localizaram três espécies de plantas exóticas e perigosas (Leucaena leucocephala, Murraya paniculata, Pittosporum undalatum Vent) no trecho sul do Rodoanel.
O instituto orienta que as mesmas sejam eliminadas para evitar o risco de produzir mudas que serão utilizadas no Projeto de Reflorestamento de áreas degradadas. Também não é recomendado o plantio, nem a manutenção dessas espécies em qualquer outra área porque prejudicam as demais plantas. Outra recomendação é a coleta e a incineração das sementes para evitar a propagação.
Elas podem comprometer a floresta nativa por serem invasoras, agressivas e competitivas, alerta Luiz Mauro Barbosa, coordenador do Projeto de Reflorestamento do Instituto de Botânica. Os três exemplares receberam a classificação de “contaminante biológico”.
A descoberta ocorreu durante análise do material proveniente da colheita de sementes encaminhadas ao Botânico. As três espécies arbóreas/arbustivas exóticas apresentam diversos problemas.
Barbosa informa que o IB tomou todas as providências para orientar o Dersa, construtoras e  prefeituras por onde passará o Rodoanel (Embu, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá) sobre os cuidados necessários com essas plantas já que oferecem riscos à floresta. “Ninguém vai querer que a disseminação ocorra”.
A recomendação é necessária já que serão reproduzidos três milhões de mudas para reflorestar 1.016 hectares como forma de compensar o desmatamento. O coordenador acrescentou que além da orientação há visitas aos locais e acompanhamento dos trabalhos.
Raras e perigosas – Popularmente conhecida como Leucena, a Leucaena leucocephala, além de exótica é extremamente agressiva. Da família das Leguminosae, é competidora e ocupa o local das espécies nativas.

Espécies raras ameaçadas de extinção!

O Brasil possui cerca de 819 espécies raras e desconhecidas de peixes de água doce que podem estar ameaçadas de extinção. É o que dizem os pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da ONG Conservação Internacional, em estudo divulgado no último mês de junho. A pesquisa durou três anos e representa o mais completo mapeamento ictiológico (parte da zoologia que estuda os peixes) já elaborado no Brasil.
Iniciada em 2007, a pesquisa procurou identificar espécies que não constavam no Catálogo das Espécies de Peixes de Água Doce do Brasil e cuja área de distribuição era inferior a 10 mil metros quadrados. As espécies identificadas como possuindo distribuição restrita foram confrontadas com base em registros documentados em coleções científicas.
O estudo permitiu identificar as micro-bacias que devem receber atenção especial, já que abrigam espécies raras de peixes, que ocorrem apenas nessas pequenas áreas. O trabalho científico poderá servir de modelo para estudos a serem realizados em outras partes do mundo e, com alguma adaptação da metodologia, é provável que também possa ser aplicado a ambientes marinhos.





Uma Grande Homenagem que Carlos Saldanha faz a linda Cidade chamada Rio.

Como o próprio nome sugere “Rio” se passa na cidade maravilhosa, e conta a história da arara-azul “Blu”, que foge do seu cativeiro nos Estados Unidos, acreditando que na cidade está à última fêmea viva da sua espécie, Jade. É aí que toda a aventura começa.


Em “Rio” tudo está lá, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias de Copacabana e Ipanema. Outros grandes cartões postais da cidade estarão presentes. Em determinado momento do filme, Blu e Jade, as aves protagonistas do filme invadirão o sambódromo da Sapucaí para “desfilar” e o Maracanã durante uma partida do Brasil contra sua arquirrival Argentina.

Através dessas Homenagens nós vemos que o Brasil esta cada vez mais conquistado o mundo através da sua beleza, e nós só temos que agradecer.


Nome popular: Arara Azul Grande
Nome Científico: Anodorhynchus hyacinthinus
Distribuição geográfica: Norte e Nordeste do Brasil. Vive nas matas do interior do Brasil: Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. Hoje é raro encontrá-la em liberdade. Mas, no interior da Bahia, ainda podemos encontrar alguns espécimes em liberdade.
Habitat natural: Florestas tropicais.
Hábitos alimentares: É omnívora. Alimenta-se de sementes e frutas. Em cativeiro, é comum comer amendoim, girassol, milho verde e frutas.
Tamanho: Até 1,10 metro. É a maior ave da família dos psitacídeos.
Peso: Cerca de 500 g
Período de gestação: O período de incubação dura 30 dias.
Número de crias: Costumam nascer 2 crias de cada vez. São alimentadas pelos adultos, que regurgitam a comida. Elas chegam à idade adulta aos 6 meses.
Tempo médio de vida: 30 anos.
Estado de conservação da espécie: Esta espécie está em extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat natural e à expansão humana para os territórios que antes eram “propriedade” das araras e que agora se “humanizaram”.


Temos que preservar essas espécies lindas que encantam e transformam o nosso Brasil.
Devemos preservar o meio ambiente desses lindos animais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol é um dos principais times nacionais de futebol do mundo. Maior vencedor da Copa do Mundo FIFA, com cinco títulos, o Brasil é conhecido por sua camisa nas cores amarela e verde, com calções azuis e meias brancas, as quatro cores da bandeira nacional. Pelo fato da camisa ser predominantemente amarela, a Seleção Brasileira também é tratada como seleção canarinho.
A equipe nacional do Brasil também conquistou a Copa América em oito ocasiões, a Copa das Confederações em três, mas embora nunca conquistado a medalha de ouro, concedida aos campeões do futebol nos Jogos Olímpicos, conquistou duas medalhas de prata por vice-campeonatos e duas de bronze por terceiros lugares. Atualmente, a maioria dos jogadores que são convocados para participar do time nacional do Brasil, atuam em equipes do exterior, porém, no geral, o Flamengo é o clube que mais cedeu futebolistas para a seleção, com cento e vinte jogadores tendo atuado pelo país.

Futebol do Brasil

O futebol, no Brasil, é o principal esporte do país. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, após viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britânicos da cidade de São Paulo de jogadores de críquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil.
O futebol rapidamente se tornou uma paixão para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao país como "a pátria de chuteiras" ou o "país do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhões por ano, tendo trinta milhões de praticantes (aproximadamente 16% da população total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Praia de Iracema - Gastronomia (Fortaleza)

A gastronomia de Fortaleza é tipicamente nordestina ressaltando-se pratos típicos como o baião de dois com churrasco de carneiro ou carne-de-sol. Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. Outro fruto do mar bastante degustado é o caranguejo. Todas as quintas-feiras é tradição comer uma "caranguejada", caranguejo cozido com molhos. O camarão também é uma iguaria bem degustada em pratos como o "arroz de camarão" ou "bobó de camarão".

Particularmente eu preifiro a Peixada de Cavala

Praias - Fortaleza

Praia de Iracema - Fortaleza

Iracema já foi um dos maiores points de Fortaleza, com seus bares e agitos noturnos. Aliás, ainda hoje é considerada pelos guias de turismo do mundo inteiro como a que tem uma das noites de segunda-feira mais agitadas, com o forró realizado pelo Bar do Pirata.

A praia também é dona de cartão postal – a Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica – e abriga o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Mas o bairro está marginalizado em alguns pontos, portanto, pode ser perigoso circular à noite.

O banho de mar também não é recomendado, porque a praia é poluída em alguns trechos. Na ponte metálica há observação de golfinhos, pela manhã. Uma das atrações do local é a estátua de Iracema – a índia virgem dos lábios de mel – uma homenagem à famosa personagem de José de Alencar que foi inaugurada ali em 1996.