O Ano Novo, também conhecido no Brasil como réveillon, é tradicionalmente comemorado na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro na maioria dos países.
Um bom exemplo é o costume de incluir um prato de lentilhas na ceia para atrair sorte. Nas cidades litorâneas, após a meia-noite, também é muito comum ver verdadeiras multidões vestidas de branco dirigindo-se às praias para saltar as 7 primeiras ondas do ano, fazendo um pedido mental ao pular cada uma. Devido a grande influência das religiões brasileiras de origem africana, como o Candomblé e a Umbanda, também é comum fazer oferendas a Iemanjá, conhecida como a "Rainha do Mar", um dos orixás mais populares do Brasil. Tanto a areia das praias como as ondas do mar ficam repletas de velas acesas, arranjos florais, perfumes e figuras de Iemanjá, em um espetáculo de exótica beleza.
Outra tradição do fim de ano é a queima de fogos de artifício. Uma das mais conhecidas, tanto no Brasil como no resto do mundo é, sem dúvida, a que se realiza no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana.
Sem comentários:
Enviar um comentário